Passo 3: A força do Hábito

Caros leitores! O assunto de hoje aparentemente não tem muito a ver com idiomas, no entanto espero que a minha experiência possa ser útil de alguma forma para você. Quero falar sobre a força do hábito, a começar por um case recente do escritório onde trabalho.

Durante muitos anos nossa equipe de desenvolvimento de software tentou implantar uma boa prática chamada “daily scrum”, isso não é nada mais do que reuniões diárias pela manhã onde cada um deve falar o que fez no dia anterior, quais foram os problemas ou impedimentos, e por fim dizer o que será feito no dia de hoje. Foram várias as tentativas de tornar as reuniões diárias uma cultura da empresa, todas elas frustradas.

Há uns 3 meses eu lancei um desafio para o meu sócio: faça um esforço para liderar as reuniões diariamente durante 21 dias, as reuniões deverão acontecer pela manhã impreterivelmente às 8:30. Eu disse para ele que isso seria difícil, mas pedi que ele fizesse um esforço.

Os 21 dias seguintes foram bem complicados, como trabalhamos com projetos de software não temos um horário definido, muitas vezes ele dormia 3 ou 4 horas da manhã (segundo seu próprio relato), mas para cumprir o desafio ele estava no escritório às 8:30 conforme prometido. Quer saber o resultado?

Os 21 dias se passaram e nós nem percebemos, só fomos prestar atenção nisso, lá pelo dia 30, quando ele não pôde participar da reunião e a equipe teve a iniciativa de se reunir e dar andamento nos trabalhos. Ou seja, virou um hábito que continua até hoje, com muito sucesso. Aumentamos a produtividade e principalmente a motivação da equipe.

Alessandro, o que isso tem a ver com os estudos de Espanhol?

Quem acompanha este blog principalmente depois que eu lancei publicamente o desafio pessoal de aprender espanhol até o final do ano, percebeu que o DE ficou parado por vários dias, por conta do nascimento de meu filho. Como não estudei nesse período acabei não retornando na data prevista , eu atribuo isso ao fato de ainda não ter adquirido o hábito de estudar espanhol.

Estou procurando estudar e manter contado com o idioma espanhol todos os dias, espero dessa vez conseguir chegar nos 21 dias. Depois disso as coisas vão se tornar mais fáceis! Espero que isso reflita na frequências dos posts aqui no DE.

Existem vários estudos que comprovam que 21 dias bastam para criar um hábito, os links abaixo complementam a leitura:

Somos criaturas cheias de hábitos, devemos cultivar aqueles que nos trazem mais felicidade e sucesso.

Por hoje é só!

¡Hasta luego!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é analista de sistemas e coordenador do Fórum de Idiomas. Atualmente trabalha em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 2 comentários