Passo 1: Acostumar seus ouvidos ao novo idioma

Aprender um novo idioma é algo que pode parecer aterrorizante num primeiro momento. Principalmente se você nunca teve um estudo formal ou um contato mais próximo com o idioma. A sensação é de que há muito que aprender e a pergunta que qualquer autodidata se faz é: Por onde começar?

Depois que idas e vindas com o inglês e com os bons resultados obtidos, acredito que estou apto a aprender um novo idioma sem muitos percalços. As lições aprendidas e principalmente os erros que cometi com os estudos de inglês serão muito importantes durante o meu aprendizado de espanhol.

Começo agora esta aventura e convido você a embarcar comigo. Mais do que aprender espanhol, espero construir junto com a sua participação, querido leitor, um guia para aprender idiomas.

Primeiros passos

Nesses primeiros dias a minha meta é acostumar os ouvidos com a melodia do idioma espanhol. Sempre que tenho um tempo livre em casa, ligo a TV na CNN em espanhol e fico prestando atenção na entonação das palavras e frases. Pouco me importa o significado das palavras, isso não é algo importante neste momento.

Quando começamos a estudar um idioma é difícil não recorrer a uma gramática básica. Esse é um grande erro, a gramática deve ser estudada depois que já temos um certo domínio do idioma ou pelo menos um pouco de vocabulário. Já falei sobre num post do EE: Será que vale a pena estudar gramática?

Agora é a sua vez… Como você deixa seus ouvidos calibrados com o espanhol? Tem alguma sugestão de Podcast, Programa de rádio ou TV?

Aguardo seus comentários.

Hasta luego!

Atualizado em 09/08/2010

Confira aqui os resultados obtidos no Passo 1

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é analista de sistemas e coordenador do Fórum de Idiomas. Atualmente trabalha em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 56 comentários