Ensinar é a melhor forma de aprender

Eu nunca fui o primeiro aluno da turma, nem mesmo quando eu sentava na primeira fila (desculpe a piadinha infame). Na verdade sempre tive um desempenho mediano na escola, no entanto eu tinha um diferencial.

Sempre que possível eu ajudava os colegas que estavam com dificuldades em determinadas matérias, às vezes eu estudava com o objetivo de ensinar. O interessante é que com isso eu conseguia fixar muito mais rapidamente aquilo que eu precisava aprender.

Quando se estuda para ensinar, a responsabilidade é muito maior e o empenho para aprender também, afinal de contas, ninguém quer fazer feio na frente de outras pessoas. Deve ser por isso que os educadores depois de anos de ensino criam um lastro cultural notável.

Depois de mais de 4 anos trabalhando com blogs da área de educação, constatei uma evolução acima da média daqueles leitores que estudam e depois ajudam outras pessoas. Basta analisar a evolução de conhecimento das participações nos blogs e fóruns. Isso mostra que a pessoa que ajuda é recompensada em dobro com conhecimento e reconhecimento.

Sobre o reconhecimento eu gosto sempre de dizer que quem ensina esquece o bem que fez, quem aprende dificilmente se esquece da pessoa que ensinou. Pelo menos é isso que acontece comigo. Eu sou capaz de citar o nome das pessoas que me deram boa parte das dicas valiosas que compartilhei até hoje nos blogs.

Você acredita que ensinar é a melhor forma de aprender?

Aguardo comentários!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é analista de sistemas e coordenador do Fórum de Idiomas. Atualmente trabalha em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 36 comentários