Significados de Menudo

Quem viveu a infância nos anos 80 vai se lembrar muito bem do grupo porto-riquenho que tinha em sua formação o Ricky Martin. Antes de estudar espanhol eu poderia jurar que Menudo era um nome próprio e que nada teria a ver com o idioma.

Após muitos anos descobri que o nome do grupo musical que embalou a garotada dos anos 80 significa baixo, pequeno, de baixa estatura, miúdo. Deve ser por isso que os integrantes do Menudo tinham que sair do grupo após completar certa idade (se não me engano 17 anos).

Estudando um pouco mais aprendi mais alguns significados de Menudo:

  • Frequentemente: ¿Vienes aquí a menudo?
  • Menor: Los asuntos menudos los trataremos al final de la reunión.
  • Miúdos: Pedí al carnicero (açougueiro) menudos para mi perro (cão).

Curiosidade

Xavier Serbia do CNN Dinero

Xavier Serbiá ex-integrante do grupo Menudo agora é economista e apresenta um programa na CNN: o “CNN Dinero”. Já assisti muito ao CNN Dinero e confesso que nem desconfiava.

¡Hasta mañana!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é analista de sistemas e coordenador do Fórum de Idiomas. Atualmente trabalha em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 4 comentários

  • 13/09/11  
    Ivan diz: 1

    É impressão minha ou você não comentou uma associação direta da palavra com criança, como os portugueses costumam chamar os miúdos ?

    • 13/09/11  
      Alessandro diz:

      Ivan,

      Eu realmente não comentei essa associação. Você quis dizer Portugueses mesmo?

  • 15/09/11  
    Ivan diz: 2

    pesquisando no Google esta é a primeira referência http://www.sitiodosmiudos.pt/sitio.asp
    sítio das crianças, na literatura jovem eles também se referem a miúdas para as garotas como em “Esta miúda na fotografia é minha namorada”, ainda relacionada as crianças eles dizem “Os miúdos estão a brincar no quintal”, entendi pelo contexto que menudos, o grupo teria uma conotação semelhante em espanhol, posso estar enganado.

    • 16/09/11  
      Alessandro diz:

      Oi Ivan,

      Obrigado pelo comentário, você acabou complementando as informações do artigo.

      Volte sempre!