Qual é o momento certo de aprender um novo idioma?

Muitas pessoas no mundo todo se fazem ou já se fizeram a pergunta acima. Segue abaixo a minha opinião sobre algumas perguntas freqüentes.

1. Será que estou muito velho(a) para aprender um novo idioma?

A resposta é simples e clara, não existe idade certa para aprender a falar um novo idioma e sim períodos da vida da pessoa em que há tem mais facilidade em aprender uma língua estrangeira.

2. Qual é o melhor período da vida do ser humano para aprender?

A infância é melhor época para começar estudar um idioma estrangeiro, pois nesta época ela ainda está desenvolvendo a fala, as crianças aprendem muito mais rápido do que um adulto e até mesmo com mais fluência.
É um consenso que a idade ideal para uma criança começar aprender um idioma são entre os 5, 6 até 10 anos de idade, durante esse período as crianças já são capazes de fazer associações de objetos e imagens com palavras.

3. Será que o aprendizado de várias línguas tem algum efeito negativo nas crianças?

O aprendizado de línguas não tem nenhum efeito negativo desde que sejam respeitados alguns aspectos como, duração de no máximo 5 horas aulas por semana e fazer com que o aprendizado seja divertido e não uma obrigação, as aulas devem dispor de muitos recursos audiovisuais.

4. Eu não sou não jovem, será que ainda posso aprender qualquer outro idioma?

Mesmo uma pessoa adulta pode aprender também a falar quantas línguas que quiser, a diferença é que o processo será um pouco mais demorado. Geralmente os adultos tem mais preocupações no cotidiano e muitas vezes poucas horas para dedicar-se aos estudos de uma nova língua. Outro problema que pode prejudicar o aprendizado é o medo que algumas pessoas tem em pronunciar de forma incorreta as palavras, “esquecendo-se que é errando que se aprende.”

Aguardo comentários sobre as 4 perguntas acima.

¡Hasta!

Sobre o Autor: Gênio Ferreira Araújo é leitor do Dicas de Espanhol e estudante de Espanhol.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

7 comentários

  • 11/11/10  
    Sarah Veloso diz: 1

    Primeiramente queria parabenizar a todos que participam destes blog, é um grande desafio aprender um idioma sozinho, por isso, desejo sucesso a todos!!!
    Eu acho um pouco mais complicado aprender um idioma depois de uma certa idade não só pelo raciocínio que não é mais o mesmo quanto pelo tempo de estudo que, em regra, um pessoa adulta já não dipõe, eu mesma senti isso estou me formando em espanhol e no fim do meu curso percebo que deixei algumas falhas pelo caminho, tenho certa facilidade de ler e falar o espanhol devido a muita pratica (desde o início do meu curso 90% das musicas que escuto são em espanhol, muito boas, alias, e leio rotineramente artigos, jornais, revistas em espanhol) contudo vacilei muito em relação à escrita, não das palavras isoladamente, mas na construção de parágrafos, meu professor diz que eu até me faço enteder escrevendo em espanhol, mas não do modo formalmente correto, por isso vou aproveitar este espaço para praticar a escrita, qualquer erro, por favor me corrijam, ficarei grata.
    hasta luego.

    • 11/11/10  
      Alessandro diz:

      Sarah,

      Muito obrigado pelo comentário. Você está convidada a participar do nosso fórum, será uma boa oportunidade de interagir com outros membros do nosso site:
      http://espanhol.forumdeidiomas.com.br/forum/

      Bons estudos e abraço,

  • 11/11/10  
    Robson diz: 2

    Na infancia quando ha vontade, sim é muita mais facil, se a criança gosta.
    Minha filha hoje com 9 anos, faz ingles e espanhol a 2 anos. Em casa, eu, minha esposa e meu outro filho de 17 anos, estudamos linguas. Entao sempre ha varias oportunidades de mostrar o aprendizado.

  • 12/11/10  
    Cicero Batista Freire diz: 3

    Sobre o aprendizado vai muito de força de vontade, eu por exemplo terminei primeiro grau e o segundo, informatica avançada,técnico em sucro alcooleiro tudo depoi de 60 anos e estou fazendo Espanhol muito contente ,não vejo dificuldades; isto tambem por ser um curso muito bem ,montado,esplicado com muito boas dicas ,videos etc…..!

    • 29/01/11  
      benedita maria s oliveira diz:

      obrigada pela sua coragem e esforço,eu tbm ja tenho quase sua idade e estou aprendendo in gles e agora quero aprender tbm espanhol sózinha e vc me deu um grande incentivo,porque muitas vezes me acho maluca por estar tentando aprender idiomas nessa idade onde a memória ja começa faltar e o raciocinio não é tão rapido,mas vc me encorajou a continuar,é um exemplo de vida.

  • 29/12/10  
    jailson diz: 4

    gostei muito, pra mim a dificuldade é muito grande, ate por
    que tenho una vonta de muito grande de aprender o espanhol bem
    falado. tenho muito o que falar mas fica pra proscima…

  • 12/09/11  
    Jose Passos da Silva diz: 5

    Buenisimas son las dicas de español, tengo aprendido mucho. Enhorabuena.
    Estoy de acuerdo con las respuesta, yo mismo soy un hombre de 46 anõs y estoy aprendendo el idioma. Aun voy hacer la universidad.
    Gracias por la enseñanza.