Passo 2: Escolha de uma cultura ou país

Caros leitores! Hoje eu gostaria de discutir com vocês um assunto muito importante ao aprender um idioma: a escolha de uma cultura ou país. Se você souber focar corretamente em determinada cultura vai economizar um tempo precioso rumo ao domínio do novo idioma.

Eu vou contar a minha experiência com o inglês. Quando comecei a estudar inglês por conta própria eu saí atirando para todos os lados, afinal de contas, em minha cabeça “inglês era inglês” em qualquer parte do mundo. No entanto as coisas não são bem assim.

Existem muitas diferenças de cultura para cultura, isso afeta diretamente a língua falada e escrita. Por exemplo, entre o inglês britânico e o americano, ou ainda o português do brasil e de portugal. A palavra bicha tem uma conotação completamente diferente no brasil e em portugal.

Eu perdi muito tempo até perceber que, aprender um idioma era também aprender uma cultura nova, novos hábitos, uma nova forma de ver o mundo. Por conta disso vou escolher a cultura baseando em uma pesquisa que fiz aqui no blog há algum tempo. Os leitores gostam mais do sotaque espanhol (54%) e em segundo lugar vem o sotaque argentino (16%) empatado com o Mexicano. Eu também tenho o interesse de conhecer a Espanha algum dia, então já vou me preparando.

Isso não quer dizer que vou virar as costas para os outros países, apenas que o meu foco será estudar a cultura Espanhola. Nos próximos dias vou estudar a Espanha, sua história costumes e particularidades.

E você? Qual cultura ou país vai escolher para focar seus estudos?

Aguardo comentários!

¡Hasta pronto!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é analista de sistemas e coordenador do Fórum de Idiomas. Atualmente trabalha em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 23 comentários