El artículo neutro “lo”

articulos¡Hola! ¿Cómo están?

A pedido de um dos nossos visitantes senti o dever de explicar um pouco sobre o artigo neutro lo para poder esclarecer algum tipo de dúvida que por ventura vocês possam vir a ter.

O artigo neutro lo é específico da língua espanhola. Por isso, o estudante brasileiro deve estar atento para não confundi-lo com o artigo definido masculino o do português.

Saber empregar o artigo neutro lo evitará erros graves e frequentes do tipo:

  • “Lo niño está enfermo.” em vez de “El niño está enfermo.”

O artigo neutro lo é invariável e se usa para substantivar: adjetivos, masculinos ou femininos, com sentido abstrato, que estejam no singular ou no plural; advérbios; orações introduzidas pelo pronome relativo que, além de outras funções gramaticais.

Em português, não existe uma forma especial de artigo para esta função específica e, nesses casos, utilizamos o artigo definido, masculino, singular o.

Para ficar mais claro, vamos exemplificar:

  • Adjetivo Lo importante es que se hayan salvado todos. – O importante é que todos tenham-se salvado.
  • Oração introduzida pelo pronome ‘que’¿Encontraste lo que buscabas? – Encontrou o que você procurava?
  • Advérbio No me di cuenta de lo rápido que pasó este año. – Não me dei conta do quanto passou rápido este ano.

Júlio

Júlio César

Júlio César tem 23 anos e é professor de espanhol desde março de 2008, possui o DELE (Diplomas de Espanhol como Lengua Extranjera) nível superior. Trabalha na WIZARD no estado de Sergipe e aprendeu a língua espanhola no ano de 2007 quando morou na Argentina.

Mostrar 22 comentários