Argentina x Brasil: Diferenças culturais na publicidade

Caros leitores! Sei que a copa do mundo já passou há muito tempo. Na época eu havia reservado um vídeo para publicar aqui no DE, acabei esquecendo. Mas nunca é tarde não é mesmo?

O vídeo abaixo é uma propaganda da TV Argentina sobre cultura e futebol, feita especialmente para a Copa do Mundo. Eu achei a publicidade muito inteligente. Confira:

Enquanto isso no Brasil….

Hasta!

7.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é analista de sistemas e coordenador do Fórum de Idiomas. Atualmente trabalha em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

7 comentários

  • 13/10/10  
    Júlio César diz: 1

    Alessandro, esses videos foram brilhantes. Cara, eu vivi durante um ano lá na Argentina, tive a oportunidade de ver uma Copa América e comemorar a vitória brasileira sobre a seleção argentina em plena argentina no ano de 2007, mas do fundo do coração nunca vi um povo tão apaixonado pelo futebol como eles.
    Eu sou brasileiro de coração, sou palmeirense desde que me entendo por gente, amo o futebol e não dispenso um futebol bem jogado por nada no mundo, porém percebo, não somente pelas propagandas, mas também no cotidiano aqui no Brasil que o nosso amor pelo futebol se resume aos anos de Copa do Mundo e às finais de alguns campeonatos, por outro lado eles vivem essa emoção que o video passa desde a primeira rodada do ‘Apertura’ até a ultima do ‘Clausura’, sem falar no modo que eles amam Maradona enquanto nós “gostamos” de Pelé e admiramos aquilo que ele fez no futebol, mas somente isso.
    Muitos podem falar: “que nada, você é argentino cara”. Mas não tem nada a ver, eu somente aceito aquilo que meus olhos vêem e o que o meu coração sente. Querem ver isso mais claro ainda basta ver no youtube alguns videos da cerveja Quilmes, vocês vão ver a paixão expressa nas propagandas além de melhorar a compreensão do espanhol.

    Até mais galera.

  • 14/10/10  
    Diemesleno Souza Carvalho diz: 2

    Acho que o amigo não foi muito feliz na sua comparação entre as publicidades acima.

    Somente uma pessoa que não entende nada de publidiadade poderia fazer uma comparação destas.

    Me desculpe pela minha opinião mas vou explicar o porquê:

    O vídeo da Argentina possui visivelmente o propósito de aumentar a estima da população argentina para com a seleção de seu país. Isso fica claro no vídeo, e nem é necessário prestar muita atenção.

    Já o vídeo da Seara é bem diferente disso. Ele possui um propósito de comparar a alegria do futebol e dos jogadores com a alegria de comer/comprar produtos da marca. E quem entende de propaganda e marketing sabe que isso funciona bem no Brasil.

    Mas no final, gostei de ver o video argentino que ainda não conhecia.

    Espro que não entenda mal meu comentário. Mas grande abraço.

  • 14/10/10  
    Paulo Rocha diz: 3

    Achei interessante ver o video argentino. Mas concordo totalmente com o cometário acima: cada video tem um propósito totalmente diferente. O objetivo do video argentino é levantar a auto estima dos torcedores; já o video brasileiro foi feito por uma empresa com o objetivo de vendr seus produtos e aumentar os lucros. Como comparar coisas tão diferentes?? Dessa vez o autor não foi feliz.

  • 15/10/10  
    Gênio diz: 4

    Eu também não tenho muito a DIZER ou a escrever, já falaram por mim. E a conclusao de tudo, é que, o blog sim, esta se desenvolvendo. Dou meus parabéns a todos os leitores e particpantes do mesmo. Eu queria saber quando é o aniversário do blog, ou se já houve?Conte nos um dia desses a história de ter colocado a idéia em prática a sensação no momento, a perpectiva)_ em espanhol, é claro!

  • 19/10/10  
    Guillermo Cervantes diz: 5

    A publicidade argentina é fantástica e isso ninguém pode negar, mas comparação não é muito válida. São propósitos diferentes e público alvo diferente.

    Quanto aos propósitos o leitor Diemesleno Souza Carvalho disse tudo.

    Quanto ao público alvo eu faço uma observação: o da Argentina é para uma classe A e B, veja que trata-se de uma publicidade para promover um canal fechado (a cabo/satélite/assinatura), enquanto o brasileiro é trata de uma marca popular, que patrocina um clube de futebol e está mais direcionado às classe C e D.

  • 04/12/10  
    Ivan diz: 6

    O comercial da Argentina é ótimo para elevar a auto-estima mas quando vi o comercial do Brasil não aguentei de tanto rir. Muito bom mesmo.

  • 28/11/11  
    Luís Felipe diz: 7

    Infelizmente no momento não posso ver os vídeos, mas o que o autor da página comentou, é visto em outros filmes, como por exemplo da Quilmes x Brahma. Enquanto o brasileiro era o guerreiro, os argentinos eram os DEUSES. Lembro até uma das falas do filme argentino, em que a mão de Maradona no gol contra a Inglaterra era dele. Acho que a Argentina está a frente do Brasil no quesito criatividade (Infelizmente!). Infelizmente também, como a economia argentina está quebrada, eles não conseguem alavancar novos sucessos.