Usos de B e V no Espanhol

Olá pessoal, tudo joia? Recentemente vimos um post aqui no Dicas de Espanhol mostrando a particularidade da pronúncia da letra V.

No espanhol o ‘v’ pode ser chamado de ‘ve corta’ e o ‘b’ de ‘be larga’ devido ao som que elas produzem. Pois bem, já sabemos que o som do ‘v’ é muito parecido com o som do ‘b’ então como saberemos se a palavra se escreve com ‘ve corta’ ou com ‘be larga’?

Existem algumas regrinhas gramaticais para os dois casos e eu pretendo mostrá-las em dois artigos. No entanto já sabemos que a melhor forma de escrevermos melhor é melhorando a nossa frequência de leitura, ou seja, com mais leitura de textos em espanhol “memorizaremos” facilmente quais palavras se escrevem com ‘b’ e quais não.

Usos de B e V

  • Usa-se ‘v’ depois das letras ‘b’ e ‘d’. Ex: obvio; advérbio.
  • Usa-se ‘b’ diante de outras consoantes. Ex: obscuro; subscribir; sustancia; verbo.
  • Usa-se ‘b’ para todas as desinências do pretérito imperfeito do indicativo dos verbos da 1ª conjugação (ex. cantar) e do verbo ir. Ex: cantaba; amaban; trabajabas; íbamos; iba.

Atenção. Em português as desinências do pretérito imperfeitos do indicativo são escritas com ‘v’, temos que ter cuidado nesse ponto.

Bem, por enquanto isso é tudo. Aguardem o próximo texto sobre esse assunto.

Preparei um exercício sobre o tema acesse no fórum e responda: Exercício: Usos do B e V.

Até mais!

Júlio

Júlio César

Júlio César tem 23 anos e é professor de espanhol desde março de 2008, possui o DELE (Diplomas de Espanhol como Lengua Extranjera) nível superior. Trabalha na WIZARD no estado de Sergipe e aprendeu a língua espanhola no ano de 2007 quando morou na Argentina.

Mostrar 5 comentários